Se você já se perguntou como a genética afeta quem nós somos, então este post é para você! Hoje vamos analisar o processo da epigenética, e explicar exatamente o que significa o termo "epigenética".

Epigenética: Este termo descreve como fatores ambientais podem alterar a expressão de um gene sem realmente alterar o próprio código genético. As alterações epigenéticas mais comuns são alterações químicas no DNA, tais como a metilação, ou alterações nas proteínas que envolvem o DNA, chamadas de histonas.
As mudanças epigenéticas incluem a forma como nosso DNA é embalado dentro de nossas células (em estruturas chamadas cromatina), e se genes específicos são lidos ou não pelo resto da célula. Por exemplo, fatores ambientais como estresse ou desnutrição podem causar uma mudança na metilação do DNA que causa um aumento na expressão gênica de uma determinada proteína.

As marcas epigenéticas não são permanentes; elas podem mudar com o tempo em resposta a fatores ambientais, como alimentação e estresse. Por não serem permanentes, são passíveis de mudanças tanto para expressar menos um gene de proteção, por exemplo de fatores antioxidantes, quanto para diminuir a expressão de genes cancerígenos.
A epigenética é uma área de estudo fascinante e está repleta de aplicações para o futuro. É certamente um tema que pode surgir em sua vida diária e você deve estar atento a ele! Ser capaz de discutir epigenética com conhecimento de causa abrirá muitas portas no campo da ciência e da nutrição.
Referências:
- Al Aboud NM, Tupper C, Jialal I. Genetics, Epigenetic Mechanism. 2021 Aug 11. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2022 Jan–. PMID: 30422591.
Comments