
Anemia, depressão, irritabilidade, insônia, fadiga, enxaqueca, doenças neurodegenerativas, infertilidade e má formação do tubo neural da criança são algumas condições frequentemente associadas à deficiência de folato (vitamina B9) e a prejuízos em seu metabolismo. Podem ser decorrentes da ingestão alimentar insuficiente, má absorção, abuso de álcool, gestação, lactação, uso de alguns medicamentos, bem como de determinados padrões genéticos. 🧬.
Em alguns casos, a solução é o ajuste da dieta ou a suplementação com o ácido fólico. Entretanto, quando se trata de problemas em sua m
etabolização, existem inúmeras possibilidades. Nesse contexto, o exame nutrigenético surge como uma ferramenta que permite visualizar com maior clareza quais etapas do metabolismo tendem a estar comprometidas e, assim, quais condutas são mais indicadas. 🕵🏼♀️.
A imagem diz respeito ao exame de uma paciente que acompanho. Ela possui duas variantes genéticas que predispõem à menor produção da forma ativa da vitamina B9, o metilfolato. Isso significa que ela pode se beneficiar do aumento no aporte das vitaminas B2 e B6 e, ainda, da suplementação com o metilfolato, ao invés do ácido fólico.
De forma mais detalhada, há um polimorfismo de nucleotídeo único (SNP) na posição 677 do gene da enzima metilenotetrahidrofolato redutase (MTHFR), rs1801133, com genótipo TT. Assim, espera-se uma redução de 80% em seu funcionamento e na formação do metilfolato. Como a vitamina B2 é cofator enzimático da MTHFR, deve ser considerada na intervenção. Também há SNP no gene da serina hidroximetiltransferase-1 (SHMT1), rs1979277, com genótipo AA, que está envolvido na redução de sua atividade e menor formação do precursor direto do metilfolato. Como a vitamina B6 é cofator enzimático da SHMT1, também deve fazer parte da conduta. Em ambos os casos, a suplementação com o metilfolato é u
ma opção, pois é justamente esse composto que o corpo está tentando produzir a partir da MTHFR e da SHMT1.
-Circulation. 2006 Jan 3;113(1):74-80. doi: 10.1161/CIRCULATIONAHA.105.580332.
-Nutrients. 2020 Sep 19;12(9):2867. doi: 10.3390/nu12092867.
Comments